O deputado estadual Fábio Novo participou, na manhã deste sábado (14), da assembleia extraordinária dos agentes de saúde ACS (Agente Comunitário de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias), através do Sindicato dos Agentes de Saúde de Teresina (Sindast). O deputado é o presidente da Frente Parlamentar Estadual dos ACS e ACE do Piauí.
“Destaco o uso da tecnologia, que vai tornar o serviço de coleta de informações mais eficiente. Hoje, o processo de relatório ainda é precário e precisa ser atualizado para informar ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ao Ministério da Saúde esse mapeamento. Então, o uso da tecnologia vai tornar o trabalho mais eficiente, preciso e rápido no diagnóstico e para que possamos planejar ações de saúde”, ressaltou Fábio Novo.
Além da tecnologia e da modernização dos equipamentos, foram discutidos a redução da carga horária de trabalho, reajuste da gratificação e do ticket alimentação, gratificação por desempenho, trabalho no período do B-R-O Bró, concursos para ACS e ACE, entre outras temáticas.
“Hoje estamos colhendo pautas e reivindicações para a próxima gestão do sindicato. A Frente Parlamentar vem para nos apoiar e olhar por nós, agentes de saúde. Apresentamos esses pontos ao deputado Fábio para que possamos melhorar nossas condições de trabalho”, destacou Genaldo Sousa, secretário-geral do Sindast.
A Frente Parlamentar Estadual foi criada em agosto de 2023 por meio de projeto de resolução n° 15, de autoria do deputado estadual Fábio Novo, com o objetivo de fortalecer, promover debates e estudos acerca do tema, visando ao aprimoramento da legislação e das políticas públicas.