Uma das maiores preocupações do candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual Fábio Novo é com o meio ambiente. Seu plano de governo, por exemplo, ressalta ações necessárias para o enfrentamento da emergência climática, que já afeta a qualidade de vida dos teresinenses no presente e compromete as perspectivas futuras na vivência cotidiana da cidade. Já na campanha eleitoral, o Time do Povo dá o exemplo e atende ao chamado da Justiça Eleitoral para a Campanha Recicla TRE-PI, que instituiu o selo “Partido Sustentável”.
O selo tem como objetivo incentivar os partidos a realizar o descarte correto e ambientalmente sustentável de resíduos sólidos, especialmente aqueles gerados durante o pleito eleitoral, como impressos em papel (jornais, revistas, livros, cadernos), papelão, plástico, metal, entre outros, como óleo de cozinha usado e eletroeletrônicos. Nos eventos realizados pela coligação “Juntos por Teresina”, o lixo tem destino certo.
“Temos um compromisso com o meio ambiente em Teresina e, para isso, vamos criar a Coordenação Municipal de Políticas do Clima, com o objetivo de desenvolver e implementar soluções inovadoras para lidar com o calor em Teresina. Vamos ampliar o índice de cobertura de área verde e cuidar do descarte correto do lixo da cidade, missão que já estamos colocando em prática na campanha com a destinação correta do lixo que produzimos”, disse o candidato.
O selo “Partido Sustentável” será outorgado ao partido que mais doar resíduos de sobra de campanha por candidata/candidato, entregue em um dos pontos de coleta do Projeto E + Reciclagem da Equatorial Energia, parceira do TRE-PI nesta iniciativa.
Todo o material recebido será pesado e o valor resultante será convertido em kWh, com o valor correspondente abatido da conta de energia elétrica da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), entidade escolhida em votação direta realizada entre as servidoras e os servidores do TRE-PI.